terça-feira, 2 de outubro de 2012

para que serve os frames???

07:47
Os frames (frame em inglês significa moldura) são umas ferramentas que tiveram uma história dilatada no desenvolvimento de páginas web com HTML. De ser uma etiqueta não padrão passou a ser suportada por todos os navegadores e fazer parte das especificações de HTML. Por outro lado, o frame sempre foi uma utilidade para fazer páginas web de uso como mínimo controvertido, visto que tem certas desvantagens que muitas vezes são mais importantes que a indubitável praticidade.

Em qualquer caso, em CriarWeb.com já falamos suficiente sobre a etiqueta Frame e tratamos amplamente suas vantagens e inconvenientes. Neste artigo iremos falar de uma etiqueta "irmã" que é atualmente muito mais usada, porque é mais útil e menos problemática que os próprios frames. Trata-se de iframe, uma tag incluída nas especificações de HTML 4.0. As páginas web  que estão feitas com frames se compõem de uma declaração das janelas e tantas páginas em formato HTML corrente como distintas divisões tivermos definido. A declaração ou definição de frames é a única página que realmente devemos aprender, visto que as páginas que serão visualizadas em cada uma das janelas são arquivos HTML dos que viemos aprendendo anteriormente neste manual.

Tal definição está composta por etiquetas <FRAMESET> e <FRAME>, com as quais indicamos a disposição de todos os quadros. A etiqueta <FRAMESET> indica as divisões da janela do navegador e a etiqueta <FRAME> indica cada um dos quadros onde colocaremos uma página independente.

As partições que se podem fazer com um <FRAMESET> são em filas ou colunas. Por exemplo, poderíamos indicar que desejamos fazer uma divisão da página em duas filas, ou duas colunas, três filas, etc. Para indicar tanto a forma de dividir a janela -em filas ou colunas- como o número de partições que pretendemos fazer, temos de utilizar o atributo COLS ou ROWS. O primeiro serve para indicar uma partição em colunas e o segundo para uma partição em filas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Abrir Rodape